O iTunes é um software reprodutor de mídia, desenvolvido pela Apple. Compatível tanto com PCs, Macintosh e iPods, o programa organiza seus arquivos de música, videoclipes, filmes, permite o download de podcasts, mas o mais interessante dos seus recursos é a sua loja virtual acoplada. Nela, o usuário compra as músicas que desejar, transferindo o arquivo para sua playlist e pagando pelos direitos autorais daquela música, por exemplo.
Nos Estados Unidos, onde boa parte do mercado consumidor utiliza cartões de crédito em compras web, o usuário do iTunes encontra albuns completos por dez dólares, albuns por um dólar, músicas por centavos de dólar e até mesmo músicas gratuitas. Dentro do perfil de consumo americano, o iTunes abre torneiras para a aquisição de músicas enquanto fomenta um mercado legalizado, onde os direitos autorais são respeitados.
Dentro do mercado consumidor brasileiro, há muita resistência por parte dos internautas nesse tipo de prática - a compra de músicas. O Brasil, tal qual uma série de países chamados "em desenvolvimento" sofre com a piratização do mercado; a disparidade do Real para o Dólar Americano é uma das causas; se um album custa dez dólares, na cotação média de 1,85 em setembro, logo, o brasileiro pagaria R$ 18,50. Quase o preço de um CD em uma loja de músicas; logo, torna-se mais conveniente recorrer à pirataria, onde um CD de música custa em torno de cinco a dez reais, e aí sim o consumidor brasileiro obtém a mesma vantagem de preço dos americanos, em detrimento de seu mercado, cada vez mais clandestino. Outros países onde a moeda local tem uma disparidade maior, o problema é ainda maior, sobretudo nos países asiáticos, e muitos outros países na América Latina.
Links do assunto:
http://en.wikipedia.org/wiki/ITunes
http://www.apple.com/itunes/
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente!